sábado, 16 de novembro de 2013



Persuasão é tão próxima de manipulação que por conta disso as pessoas costumam ter dificuldade de traçar uma linha distinta entre elas.



Manipulação é controlar, mandar, obrigar, usar de desonestidades e mentiras, tratar uma pessoa ou grupo como objeto a fim de dominá-los. Usada por aqueles em situação de vantagem - Na manipulação, a única pessoa que se beneficia é quem manipula.

O que diferencia a manipulação da persuasão é a intenção. Se suas intenções forem boas você está persuadindo, se forem ruins, você está manipulando.

Costumo usar o exemplo do vendedor persuasivo e o vendedor manipulativo para explicar as duas:

O vendedor manipulativo só se preocupa com sua comissão, com seus lucros, ele não está nem aí se seu cliente vai adquirir um produto ou serviço de péssima qualidade. O vendedor manipulativo usará de técnicas de influência, mentiras e omissão de informações, para poder criar uma situação favorável para que ele possa fazer a venda - O resultado é uma manipulação.

Já o vendedor persuasivo, só venderá algo se realmente o produto possuir qualidades, se lhe apresentarem um produto de péssima qualidade, mas com lucros de vendas orbitantes, com toda certeza, ele não irá aceitar vender aquele produto.


A persuasão acontece em quase todas as áreas da vida, desde o que escolher para comer até persuadir você mesmo.


Persuasão é uma habilidade que só é aperfeiçoada por meio de prática.


0 comentários:

Postar um comentário