sábado, 16 de novembro de 2013


O processo de persuasão é mais comum do que pensamos ser. Estamos persuadindo o tempo todo. Persuasão é a estratégia de comunicação que usamos para alterar os pensamentos, sentimentos ou comportamento de alguém. Persuasão acontece quando um pai tenta convencer seu filho a arrumar o quarto, ou quando um professor convence um aluno a estudar mais, ou um palestrante motivando uma plateia.

Persuasão não é manipulação, que usa de ameaças, força e poder para mudar comportamentos de alguém. Persuadir é usar fato, lógica e razão apresentada de forma que atraia a outra pessoa.

Todo mundo deseja ser mais influente e para isso é preciso aprender as estratégias de persuasão. Esse artigo vai mostrar algumas dicas poderosas de persuasão, que você deve ter em mente sempre que estiver tentando convencer alguém.



1) Concentre-se nos valores da outra pessoa:

As pessoas gostam de falar de si mesmas. Aceite isso, entenda isso e use isso sempre que estiver se comunicando com alguém.

Quanto mais você fala sobre a outra pessoa, mais ele gosta de você. O gosto é um dos princípios mais poderosos da persuasão.

Torne-se interessado pelos desejos e sonhos das outras pessoas e elas se tornaram interessadas em você.

2) Diga sempre o nome da outra pessoa:

O som do nosso próprio nome é super agradável em nossos ouvidos. Todas as vezes que você se dirigir a outra pessoa chame pelo nome, elas darão mais atenção ao que você vai dizer.

3) Crie emoções:

As pessoas gostam de fatos e estatísticas, mas tomam suas decisões a nível emocional. Procure conhecer os valores da outra pessoa e forme seus argumentos com o intuito de despertar suas emoções.

4) Seja consistente e honesto:

Consistência é a base para relacionamentos de confiança e uma reputação positiva.

Se você for hipócrita ou contradizer-se muito, as pessoas vão ter dificuldade em acreditar no que você diz e levá-lo a sério.

Quando por alguma razão você for incoerente, você terá duas opções para se redimir: 1. Admita que cometeu um erro e peça desculpas. - 2. Explique que mudou sua opinião e o porquê.

Somos humanos e erramos, mas temos que admitir nossos erros, assim ganhamos mais credibilidade.

5) Não force a barra:

Para persuadir você depende do momento, das circunstâncias e do contexto. Nem todo mundo pode ser persuadido logo de cara, a persuasão é um processo de longo prazo. Por isso, se não tiver tendo resultados ao usar as estratégias a cima, tenha calma, deixe a outra pessoa em paz e tente outra abordagem, em outro momento.




0 comentários:

Postar um comentário